Os magos e novo caminho



Os magos e novo caminho

magos

Sendo por divina advertência prevenidos em sonho para não voltarem à presença de Herodes, regressaram por outro caminho a sua terra (Mateus 2.12)

 

Depois de Maria, José e o menino Jesus, os magos são as figuras mais populares do Natal.  Aparecem nos cartões,  peças e presépios… Embora a tradição cristã diga que os magos eram reis e os apresente sempre em número de três, precisamos admitir que sabemos pouco sobre esses homens. Quem eram?  De onde vieram?  Eram magos?  O caso dos magos mostra que nem sempre a tradição cristã tem apoio bíblico. Quanto à procedência, a Bíblia simplesmente afirma que vieram do Oriente. Mas, de onde precisamente? A visita destes sábios pode ter sido o cumprimento da profecia de Isaías 60.6: A multidão de camelos te cobrirá, os dromedários, de Mídiã e de Efa; todos virão de Sabá; trarão ouro e incenso e publicarão os louvores do Senhor.

 

Eram magos? Considerando que a astrologia e a magia foram sempre condenadas por Deus, é de se supor que os magos não eram bruxos (Dt 18.10-13). Deviam ser astrônomos, estudantes das estrelas e das profecias bíblicas, onde devem ter descoberto que a vinda do Messias deveria ser precedida de uma estrela (Nm 24.17). E quando perceberam a estrela, não tiveram dúvidas. O que se sabe com segurança, é que  entraram em Jerusalém e no palácio de Herodes, perguntando: Onde está o recém-nascido Rei dos judeus? (Mt 2.2). A pergunta perturbou Herodes e sua corte.  Em se tratando de assunto da religião dos judeus,  convocou os escribas e sacerdotes, para saber sobre a chegada do Messias. Depois de cuidadosa investigação, a resposta: O Messias devia nascer em Belém da Judéia, porque assim havia profetizado Miquéias (5.2).

 

Que descoberta incrível: a Palavra de Deus é sempre a luz para o nosso caminho e certeza para as dúvidas! A Palavra de Deus mudou o itinerário dos magos, que deixaram o palácio de Herodes em direção a Belém. Antes de deixarem a casa de Herodes, porém, assumiram o compromisso de voltarem a Jerusalém e ao rei, a fim de informá-lo sobre onde estava o menino. Acontece que depois de encontrarem o menino e o adorarem e ofertarem seus presentes, foram advertidos por Deus a não voltarem à presença de Herodes. Motivo: O rei procurava matar o menino. Os magos voltaram por outro caminho para sua terra.

 

A história desses homens é cheia de significado. Eles seguiram a luz que Deus lhes deu. Não temos informação detalhada e segura de como  souberam do nascimento. Mas, uma vez que tomaram conhecimento do fato, seguiram em sua direção. Há  razões para se achar que a viagem foi desconfortável (em lombo de camelo), demorada, (talvez tenham levado meses) e perigosa, (o deserto sempre era perigoso para quem viajava em pequeno grupo).  Além disso, ainda erraram o caminho. Em lugar de procurarem o menino em Belém, foram a Jerusalém. Mesmo assim, não desistiram.  Que desvelo!  Que dedicação!

 

Os magos também revelam amor e desprendimento. Diz a Palavra: … abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra (Mt 2.11) Que presentes adequados para aquele em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos (Cl 2.3). O ouro simboliza a divindade. Jesus Cristo é Deus. Incenso fala do sacerdócio e do culto. Jesus é o sumo sacerdote entre Deus e os homens (1 Tm 2.5). E mirra fala do sofrimento. Para nos salvar, Jesus tomou o nosso fel.

 

O encontro dos magos com o menino Jesus transformou suas vidas! Depois da rica experiência,  voltaram para casa por outro caminho. É sempre assim: Jesus altera a vida e o caminho de todos os que o encontram. Ele muda o caráter, o estilo de vida, a forma de ver a Deus. Muda para melhor. Ele nos conduz por um novo e vivo caminho cujo final é o próprio Deus. Ao cristão verdadeiro compete andar nesse novo caminho e não na vida velha – porque se alguém está em Cristo, é nova criatura; as cousas antigas já passaram;  eis que se fizeram novas (2 Co 5.17).  Foi o que fizeram os magos.

 

Pr. Antônio Paulo de Oliveira

comments powered by Disqus