Quem Somos

A Primeira Igreja Batista do Bairro Assunção em Jardim Lavínia nasceu no dia 26 de fevereiro de 1977. Chamou-se primeira Igreja Batista, porque de fato não havia outra. O bairro Assunção, ainda no começo, era igualmente carente de infraestrutura, serviços e outros equipamentos urbanos, inclusive de moradores. Naqueles dias, em alguns locais (fotos antigas comprovam), havia imensos descampados, que viriam ser loteados para assentamento dos novos moradores.
Hoje, ao relancear sobre fatos da história da igreja é nítido o comando Deus em sua formação. Ele juntou duas famílias, que não se conheciam, mas oravam por objetivos convergentes: o casal João e Ruthe Pereira, moradores do bairro, cansados das agruras de longas caminhadas até a igreja mais próxima, clamava por uma congregação em sua própria casa. Igualmente, David e Evelyn Southwell, missionários norte-americanos, pediam a Deus um local para começar uma igreja onde não houvesse nenhuma. Em setembro de 1976 os casais se encontraram e já neste primeiro momento acertaram detalhes para inicio da obra, algo que ocorreu na semana seguinte.

  O trabalho cresceu rápido. Em três meses, os congregados se apertavam na garagem, terraço, sala, cozinha e quintal da casa dos Pereira, onde Southwell e auxiliares se esforçavam para ensinar um número crescente de pessoas cuja soma oscilava entre 50 a 70 pessoas. Houve um certo dia, no final do ano, que a assistência chegou a 100 pessoas.

  Com o aumento da assistência surgiu a necessidade de se organizar a igreja e achar um espaço adequado para as reuniões. Primeiro, a igreja foi oficializada, em fevereiro de 1977, depois, adquirido um terreno na vizinhança dos Pereira, situado na Rua Rolando Gambini 100, com objetivo de ali erguer-se um templo. O dinheiro da compra foi doado pela Missão ABEM, de David Southwell. Restou aos congregados acatar o desafio de tocar a construção. Em grande parte, a obra se deu em sistema de mutirão, algo que ocorria aos sábados. Os custos com materiais e outros equipamentos eram cobertos por ofertas e campanhas deflagradas na igreja. Depois de dois anos, com algumas salas prontas, a igreja passou a reunir-se no templo (onde permanece até hoje), mas, demoraria ainda alguns anos para que a obra se completasse.

  Ao longo dos seus 39 anos centenas de crentes passaram pela igreja, inclusive David Southwell, que pastoreou o rebanho por apenas quatro anos, sendo em seguida chamado para servir em Portugal, onde trabalhou por 14 anos; depois em seu próprio país, onde hoje se encontra aposentado. Alguns dos pioneiros já estão com Cristo. Outros permanecem servindo a igreja como é o caso de João e Ruth Pereira cujos descendentes, espalhados pelo Brasil e exterior ainda têm influência do aprendizado obtido na igreja há muitos anos.

  A permanência na sã doutrina e no ensino dela às gerações que levantam tem sido a marca da PIBBA (hoje assim conhecida). A igreja no momento desenvolve vários ministérios como, infantil, casais, feminino, homens, grupos pequenos, entre outros. Atualmente, a igreja está passando por um período de renovação no evangelismo através dos pequenos grupos. A expectativa pastoral é que em breve toda a Igreja se envolva nesse ministério e que ele seja usado por Deus para o alcance e conversão de muitas pessoas para Cristo.